Powered by Jasper Roberts - Blog

O que é a revista CRÍTICA?

“CRÍTICA económica e social” será um meio de análise das questões europeias, das medidas de políticas públicas, da evolução não só da economia mas também da sociedade portuguesa e dos seus grandes debates.

A revista dirige-se a um público mais alargado do que o dos especialistas ou universitários, porque entendemos que, agora como nos tempos vindouros, é ainda mais necessária uma contribuição esclarecida (e plural) para a análise das opções económicas e sociais. Pretendemos que as participações sejam, por um lado, qualificadas e, por outro lado, suficientemente abrangentes de forma a constituir uma alternativa ao pensamento económico e social dominante nomeadamente nos media. Pretendemos ainda divulgar estudos não só de economistas, mas também de sociólogos, historiadores, juristas, antropólogos, geógrafos ou de outras ciências sociais.

A revista será online, sem custos, e terá essencialmente um repositório de trabalhos já publicados em diversos âmbitos (blogs, revistas, jornais, relatórios para movimentos sociais, etc.) e que se tornariam assim mais facilmente acessíveis a diversos públicos, divulgando o pensamento crítico e informação para muito mais redes de pessoas.

A revista também pode ter mais e queremos que tenha mais: recensões, notas, artigos e estudos. Por exemplo, os estudos e propostas sobre reestruturação da dívida, análises dos números da pobreza, do desemprego, das desigualdades e concentração da riqueza, da crescente exclusão social, dos planos Juncker e Draghi, etc., etc., seriam temas úteis para uma edição actual. Se nesse sentido se envolverem jovens investigadores, a revista deve garantir-lhes um meio de publicação.

Finalmente, queremos ainda incluir textos de informação e debate em línguas acessíveis (p ex, inglês e castelhano) sobre temas de actualidade, como as opções na Grécia, os debates sobre programa económico em Espanha, França e Itália, ou textos clássicos.

Ana Costa
Eugénia Pires
Eugénio Rosa
Francisco Louçã
João Ferreira do Amaral
Joaquim Dionísio
José Luís Albuquerque
José Maria Brandão de Brito
Manuela Arcanjo
Pedro Adão e Silva